sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Salmo 123. 2

A leitura de hoje do nosso calendário de leitura bíblica está no Salmos 123 a 125 e 1 Coríntios 10:1-18.

A Palavra de Deus no Salmo 123 verso 2 diz: "Eis que assim como os olhos dos servos atentam para a mão do seu senhor, e os olhos da serva para a mão de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor nosso Deus, até que ele se compadeça de nós".
O Salmista, cansado das afrontas, dos desprezos, das humilhações, das zombarias, clama ao Senhor por auxílio e socorro. Uma atitude natural que todos devemos ter.
Porém, o texto nos fala um pouco mais e precisamos estar atentos para aquilo que o Senhor quer nos ensinar.

O primeiro ponto abordado pelo Salmista é expor ao leitor aonde e como o homem deposita a sua esperança. O Salmista fala primeiro do homem, sexo masculino, e em seguida da mulher.
Podemos ver que a posição que o Salmista coloca a pessoa que aguarda ser ajudada, é a posição de SERVO.
Parece redundante falar que o Senhor é o Senhor, no entanto muitos acham que Deus é obrigado a abençoar quando e como quisermos, como se Ele fosse o servo e nós os senhores. Isso não é o que vemos na Palavra! O primeiro ponto do Salmista é nos posicionar: nós é que somos os servos.

A palavra de Deus em Isaías 59. 1a diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar". O segundo ponto que o Salmista nos ensina é de onde vem a nossa vitória. O texto fala que o servo deve estar estar atento a mão do seu senhor. Pode parece uma visão forte, mas o servo come da mão do seu senhor. Muitos não querem se humilhar, se curvar e reconhecer que precisam de Deus em suas vidas. Acham que podem fazer tudo sozinhos. O Salmista diz que é da mão do Senhor que vem a nossa vitória.

Terceiro ponto, todos são servos! Não existe a questão do sexo, seja homem ou mulher; porém, nesse caso, não existe uma desigualdade de juízo, ou seja, o homem está para o seu senhor assim como a mulher está para a sua senhora.
Deus nos trata individualmente, segundo as nossas forças e  condições. Com Deus existe paridade de tratamento, mas cada um segundo a sua capacidade, cada um segundo as suas forças.
Se você está passando por algum problema, saiba que ele foi cuidadosamente preparado por Deus para você, para que esse problema não seja acima do que você possa suportar. ALELUIA! Ele é fiel!

O quarto ponto que o Salmista nos ensina nesse texto é que não devemos esmorecer nunca. O texto fala - "até que ele se compadeça de nós".
Quanto tempo vai passar enquanto nós ficamos olhando para as mãos do nosso Senhor, aguardando a Sua benção?
O tempo que for necessário! Até Ele se compadecer!
Muitos se afastam de Deus porque acham que o Senhor se esqueceu da promessa, que não irá acontecer, que é melhor fazer do seu jeito mesmo, pois aguardar em Deus não está dando resultado.
São tantas desculpas, tantas situações!
Mas, a verdade é que eu devo aguardar, como o Salmista ensina, até o tempo da compaixão de Deus.
Que o Senhor nos dê forças para resistirmos no tempo da adversidade e ficarmos firmes, aguardando das mãos do Senhor a Sua vitória, sabendo e crendo que por maior que seja a luta aos nossos olhos, ela foi feita sob medida para nós, para que a possamos suportar, em Nome de Jesus. Amém.


*Refs: Bíblia KJA Offline

Nenhum comentário:

Postar um comentário