quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Coríntios 8. 9

A leitura de hoje do nosso calendário de leitura bíblica está em Salmos 119: 89-176 e 1 Coríntios 8.

A Palavra de Deus em 1 Coríntios 8, no vv. 9, diz: "Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos".
Paulo, no capítulo 8 de 1 Coríntios, vem ensinando aos cristãos que os alimentos oferecidos aos ídolos não são de nenhum valor, pois como ele mesmo no vv. 4 diz: "Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só". Desta forma,  Paulo explica que para aquele que come, em nada acrescenta a sua comunhão com Deus, e se deixar de comer, falta alguma faz. Sendo assim, Paulo passa a ponderar sobre aqueles que por falta de conhecimento têm as suas mentes contaminadas se comem daquilo que é oferecido aos ídolos. Em função disso, como que por um rogo, Paulo fala aos cristãos que tem entendimento para não usarem da sua liberdade de forma que venham a contaminar ou escandalizar aquele que não tem conhecimento.
Na máxima da expressão do seu amor, Paulo declara no vv. 13: "Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão".
O versículo que destacamos do texto nos faz pensar se, nas atitudes que tomamos diariamente em nossas vidas, temos considerado a singeleza do nosso irmão, que caminha conosco.
O texto diz que não devemos fazer da nossa liberdade, pedra de tropeço para o nosso irmão.
Será que temos agido assim ou simplesmente dizemos: "Isso é bobeira, ele que cresça e aprenda! Eu não vou deixar de fazer isso só porque ele ainda não aprendeu! Cresce, né!"?
Por onde tem andado o nosso amor? Temos nos preocupado com o nosso irmão ou estamos vivendo o que  Paulo diz no vv. 11: "Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu"?
Deus tenha misericórdia de nós!
Oremos: Senhor, nos ajuda a desenvolver o amor pelos nossos irmãos, de forma que possamos quando necessário negar a nossa vontade, para não sermos pedras de tropeço, em Nome de Jesus. Amém.


*Refs: Bíblia KJA Offline

Nenhum comentário:

Postar um comentário