segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Romanos 11. 11

A leitura do nosso calendário de leitura bíblica, na parte do Novo Testamento, está em Romanos 11:1-18.
Vamos meditar no vv. 11 que diz: "Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação".
Paulo, comparando o discurso de Elias para Deus, do total afastamento do povo de Israel dos caminhos do Senhor com o assassinato dos Seus profetas e a própria perseguição da vida de Elias, faz parecer ser completa a destruição dos judeus com a perda das suas promessas.
No entanto, isso não era verdade. Paulo explica aos Romanos que a queda dos judeu com a negação de Jesus, abriu a porta da salvação para os gentios, mas Deus mesmo havia reservado para Si um remanescente!
Paulo explica que não era em si uma queda definitiva dos judeus, mas sim um tropeço, o que seria o estopim ou o combustível para que eles tentassem se superar, se igualar e buscar a face de Deus.
Ele mesmo, Paulo, no início do capítulo, se identifica como judeu que não foi esquecido por Deus. Deus não esqueceu o Seu povo!
Devemos entender que o povo de Israel é o povo escolhido por Deus e Deus há de resgatar os Seus remanescentes. 
Não devemos tecer juízos contra o povo de Israel e sim, como diz a Palavra, orar por eles. Graças a eles, hoje estamos aos pés do Senhor! Não que tenhamos merecido, simplesmente tocamos, antes deles, na orla dos Seus vestidos ou comemos de Suas migalhas, quando mais ninguém quis comer! Jesus veio para o que era Seu e eles não O quiseram. Isso não quer dizer que Jesus os tenha descartado. É isso que Paulo fala, por isso não devemos nos gloriar.
Senhor, nos dá amor pelo Teu povo Israel. Que possamos clamar em nossos corações pela salvação dos Teus, em Nome de Jesus. Amém.

*Refs: Bíblia KJA Offline

Nenhum comentário:

Postar um comentário